Bancos oferecem antecipação da restituição do Imposto de Renda

Bancos oferecem antecipação da restituição do Imposto de Renda
março 01 12:46 2019

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2019 começa no próximo dia 7 de março e, de acordo com o calendário da Receita Federal, a liberação dos lotes de restituição inicia a partir de 15 de junho. No entanto, os contribuintes que tiverem imposto a restituir e desejarem obter o dinheiro antes desse prazo podem solicitar o crédito diretamente com os bancos.

Praticamente todos os bancos dispõem dessa linha de crédito e, dependendo da agência, a antecipação varia de 75% a 100% do valor total a restituir. Como o prazo para a declaração termina em 30 de abril, os bancos normalmente começam a atender os pedidos de antecipação já na semana seguinte, com liberações em até 24 horas. É possível, ainda, indicar um banco na hora de fazer declaração e solicitar o empréstimo na mesma instituição que possui conta.Mas os especialistas da área alertam para os cuidados que o contribuinte deve ter ao tentar receber o dinheiro antes da Receita liberar. “A antecipação só terá êxito se a declaração for feita dentro da legalidade e sem riscos de cair na malha fina”, orienta o economista e membro do Conselho Regional de Economia, Roberto Alcântara.

PRAZOS

Outra dica é avaliar se o crédito antecipado realmente vale à pena. Isso porque os juros continuam altos, variando entre 1,89% e 4,36%. “O ideal é a pessoa avaliar se a dívida que ela tem a pagar tem juros maiores do que o da antecipação, caso contrário o crédito não compensará”, esclarece Alcântara.

Outro cuidado é com o prazo que o contribuinte terá para pagar o empréstimo que geralmente é estendido até dezembro, quando a Receita libera o último lote a restituir. Se o contribuinte não conseguir honrar com o prazo e as parcelas definidas pelo banco, poderá ter o nome restrito nos órgãos de proteção de crédito. Confira, abaixo, como os principais bancos do País trabalham com o empréstimo do imposto e se vale a pena pedir a antecipação do mesmo.

  Categories: