Campanha nas redes sociais busca leite para recém-nascido

Campanha nas redes sociais busca leite para recém-nascido
agosto 10 16:20 2017

O Banco de Leite da Fundação Santa Casa de Misericórdia continua recebendo doação de leite materno destinada ao bebê Salomão cuja mãe faleceu após o parto. Amigos e o pai, o marinheiro Alan Pinheiro, iniciaram uma campanha para a doação. As doações podem ser feitas entrando em contato com a família através do número de contato 98388-0494 e 99915-0024 que encaminhará as doadoras para o Banco de Leite da Santa Casa, onde o contato é o (91) 4009-2311 e o atendimento é realizado 24 horas.

A campanha foi iniciada nas redes sociais e desde o último dia 7 eles pedem para que as doações sejam direcionadas para Salomão Filocreão Gonçalves Pinheiro. Por se tratar de uma doação casada, em que o leite materno é doado diretamente para um bebê, o recolhimento das doações fica sob a responsabilidade da família do próprio bebê. As interessadas também podem doar diretamente no Banco de Leite Humano da Santa Casa.

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) recebe as doações e realiza o controle de qualidade de todo o leite materno, disponibilizando a mão de obra, materiais e insumos necessários. Após o procedimento, de todo o leite trazido pela família, 70% do volume retornará para Salomão e 30% ficará na Santa Casa, para suprir a necessidade dos 160 bebês internados na unidade neonatal da Fundação e que precisam do leite materno.

O Banco de Leite Humano da Santa Casa do Pará é um dos maiores do país e realiza a promoção de ações destinadas a incentivar o aleitamento materno, e ainda, pela coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do excedente de leite humano das doadoras, incluindo mães de recém-nascidos que não podem mamar.

A coordenadora do banco, Cynara Santos, explica que nos casos destas campanhas específicas, a Fundação Santa Casa realiza o controle de qualidade do leite materno. “É contraindicado que a doação seja feita diretamente porque o leite precisa ser pasteurizado”, explica a coordenadora. A pasteurização é processo de esterilização a fim de eliminar certos microrganismos nocivos ao alimento.

Cuidados necessários – Segundo dados da Rede de Banco de Leite Humano, da Fundação Oswaldo Cruz, podem ser doadoras, mulheres que estão amamentando e que apresentem excesso de leite,  deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a coletar e a doar o excedente. O leite deve ser coletado com um frasco específico para a coleta.

O frasco deve conter tampa plástica, podendo ser de café solúvel ou maionese, sem rótulo e devem ser limpos com água e sabão e fervido por 15 minutos. O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Ao retirar o leite é importante que a doadora siga algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês.

Serviço:

Para a retirada do leite:

Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais

Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço

Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca

Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.

Como retirar o leite humano (ordenhar)?

Comece fazendo massagem suave e circular nas mamas.

Massageie as mamas com as polpas dos dedos começando na aréola (parte escura da mama) e, de forma circular, abrangendo toda mama.

É ideal que o leite seja retirado de forma manual

Primeiro coloque os dedos polegar e indicador o local onde começa a aréola (parte escura da mama)

Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo

Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair

Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco

Se estiver com dificuldade de retirar o leite, procure apoio no Banco de Leite Humano mais próximo.

Como guardar o leite retirado para doação?

O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer

O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias

  Categories: