Cursos grátis abrem inscrições para 14 mil pessoas no Estado

Cursos grátis abrem inscrições para 14 mil pessoas no Estado
janeiro 05 12:21 2018

Juntas, quatro instituições paraenses ofertam a jovens, servidores e ao público em geral a oportunidade de capacitação em diversas áreas e o aprendizado de idiomas para quem quer falar outra língua. E tudo sem pagar nada. No total, são 14.620 vagas à disposição e com as inscrições em andamento. Uma dessas instituições é a Universidade da Amazônia (Unama), que oferta 12 mil vagas em 200 cursos.

A ação está inserida no projeto Capacita 2018. Os cursos começaram a serem aplicados nos campi Alcindo Cacela e Senador Lemos no último dia 3 e vão até o próximo dia 30. Já no campus Ananindeua a programação começa dia 9 e vai até dia 25. De acordo com a diretora acadêmica da Unama, Herica Simão, esta é uma grande oportunidade para quem deseja se atualizar. “A Universidade oferece diversas opções de conteúdos nas áreas de Humanas, Exatas, Biológicas e também da área jurídica. Sem dúvida é uma ótima ferramenta para estar preparado para o mercado de trabalho”, disse.

Já em Castanhal, a Secretaria Municipal de Educação realizará Curso de Formação para o cargo de Profissional de Apoio Escolar.

O objetivo é qualificar profissionais para atuar junto a alunos com deficiência. São 240 vagas, sendo 180 delas destinadas aos servidores da prefeitura. As inscrições serão realizadas até o próximo dia 8 pelo site www.portalfadesp.org.br.

ENSINO

Ontem, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu matrículas aos candidatos às vagas nos cursos técnicos de Nível Médio na forma Integrado e Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja) nas Escolas de Ensino Técnico do estado do Pará. Um total de 1.840 vagas são destinadas à Modalidade Integrado e outras 440 vagas são destinadas à Modalidade Proeja.

A matrícula já está aberta, vai até 9 de fevereiro e obedecerá a ordem de chegada, na escolha por uma vaga na escola/curso/turno. Na inscrição, o candidato escolherá o curso Técnico pretendido e manifestará interesse por uma 2ª opção de curso.

Já a Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou edital para oferecer 100 bolsas que garantirão a gratuidade nos Cursos Livres de Língua Estrangeira (CLLE). As inscrições serão feitas de 8 a 11 de janeiro. Podem se candidatar alunos da UFPA ou comunidade externa que tenham renda familiar de até dois salários mínimos e excelência acadêmica. O resultado da seleção será divulgado no site (www.clleufpa.wixsite.com/cursoslivres), às 16h do próximo dia 16.

Uma vez selecionado, o candidato terá gratuidade para cursar os sete níveis dos cursos de línguas, mas desde que mantenha a excelência acadêmica.

São critérios para a manutenção da bolsa a cada semestre a aprovação com conceito a partir de Bom, a frequência mínima de 75%, a permanência no curso ininterruptamente e a matrícula semestral.

(Diário do Pará)

  Categories: