DESSO E CTA PREVINEM CONTRA INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

DESSO E CTA PREVINEM CONTRA INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
janeiro 30 14:17 2018

Ação terá continuidade dias 2 e 9 de fevereiro. Teste é rápido, gratuito e pode ser feito por qualquer pessoa.

Testes rápidos de hepatite B e C, HIV e sífilis foram oferecidos gratuitamente a servidores públicos municipais e visitantes do Centro Administrativo da Prefeitura de Parauapebas na manhã de sexta-feira, 26. A ação de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) foi realizada pelo Departamento Especializado em Saúde e Segurança Ocupacional (Desso), em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Preservativos, panfletos e cartilhas com informações importantes sobre os meios de prevenção foram entregues pelos técnicos. O teste rápido ainda é um dos meios mais utilizados por permitir que, em apenas meia hora, o paciente conheça o resultado do teste e receba o serviço de aconselhamento necessário. Contudo, o preconceito ainda impede muitas pessoas de enfrentarem o procedimento.

Em 2017, foram diagnosticados 156 novos casos de HIV/Aids em Parauapebas, 39 novos casos de hepatites B e C e 83 novos casos de sífilis. Esses dados comprovam que os munícipes devem se atentar para a prevenção, considerando que os recursos para isso são disponibilizados pela saúde pública.

A coordenadora do CTA, Milka Régia, alerta: a testagem rápida permite identificar um diagnóstico precoce. “Além de proporcionar ao indivíduo uma análise das condições que se tem submetido. Essa avaliação viabiliza adoção de boas práticas de prevenção. É necessário vencer o medo do diagnóstico”, orienta ela.

O secretário municipal de Administração, Cássio Flausino, destaca a importância da ação e seu maior objetivo: “Incentivar os servidores públicos municipais a terem mais conhecimento sobre as doenças e infecções sexualmente transmissíveis, assim como as diversas formas de evitá-las”.

FAÇA O TESTE E PREVINA-SE

A ação terá continuidade nos dias 2 de fevereiro, das 8h às 12h, no estacionamento da Secretaria Municipal de Obras (Semob), e no dia 9, no Consórcio Paracanãs, das 8h às 14h.

Fotos: Martinho Rodrigues 
Texto: Adriana Ribeiro
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

  Categories: