DEZENAS DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO INGRESSAM NO IFPA

DEZENAS DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO INGRESSAM NO IFPA
março 15 19:46 2018

Mais de 80% dos alunos aprovados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio de eletroeletrônica e mecânica do Instituto Federal do Pará (IFPA), processo seletivo 2018, são da rede municipal de ensino. A informação foi anunciada pelo diretor geral do instituto, Rubens Chaves, durante a cerimônia de acolhimento ao alunos dos cursos.

O secretário de Educação, Raimundo Neto, e o adjunto, Antonino Brito, foram convidados a participar do evento, que ocorreu na noite de terça-feira, 13, no auditório do IFPA. O momento, que também contou com a participação de familiares dos alunos, foi marcado por depoimentos de superação e muita emoção.

Na ocasião, o diretor do campus apresentou aos alunos e familiares a infraestrutura, equipe de profissionais e programas da instituição, além de relatar a satisfação em identificar que a maioria dos aprovados no processo seletivo é oriunda de escola pública.

“Estamos em funcionamento há três anos e neste processo seletivo tivemos um número recorde de participantes; tivemos também conceitos altíssimos, alunos que vieram de escolas municipais que obtiveram o primeiro lugar nos cursos. Vale destacar que mais de 80% dos alunos aprovados são de escolas públicas”, frisou Rubens Chaves.

O aluno Lucas Fernandes Araújo Silva conquistou a primeira colocação no Curso Técnico em Eletroeletrônica. Ele concluiu o ensino fundamental em 2017 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes.

“Estou muito feliz com mais esta conquista para minha vida. É muito bom ter a oportunidade de estudar em uma instituição como esta e já sair preparado para o mercado de trabalho. Faço questão de destacar o quanto a minha escola contribuiu para a conquista desse resultado. Agradeço a cada um dos meus professores pela dedicação e o incentivo”, reconheceu o estudante.

Quem também obteve um ótimo resultado, conquistando a melhor nota dentre os alunos do Curso Técnico em Mecânica, foi Jheny Laiany Sousa Rodrigues, concluinte do 9° ano do Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte.

A boa colocação da estudante no processo seletivo rendeu a ela uma bolsa de estudos em uma escola de idiomas do município. “Espero que todos os aprovados se dediquem bastante porque esta é uma grande oportunidade. Sei que o curso vai agregar valores a minha vida pessoal e profissional. E para a felicidade ser completa ainda ganhei um curso de inglês”, comemorou Jheny.

O secretário de Educação, Raimundo Neto, aproveitou a ocasião para parabenizar e aconselhar os jovens. “Este foi um processo seletivo bastante concorrido, isso demonstra o quanto vocês estão preparados e que estamos no caminho certo. Dediquem-se, sigam as orientações dos professores, que vocês terão sucesso e sairão daqui preparados para o mercado de trabalho ou para prestarem o vestibular”, recomendou o gestor.

VAGAS OPORTUNIZADAS

O processo seletivo ofertou ao todo 120 vagas, sendo 80 para os cursos Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Mecânica, ambos integrados ao ensino médio, e 40 vagas para o curso Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas, no âmbito do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), também integrado ao ensino médio.

Segundo Rubens Chaves, o campus conta com 15 turmas, sendo 13 cursos técnicos, uma graduação e uma especialização. E está vivendo um momento importante de crescimento. “Vamos avançar para o ensino superior, para que esses alunos saiam do ensino médio direto para a graduação”.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

  Categories: