Francisca Ciza propõe criação de Centro de Especialidades Pediátricas e fortalecimento da rede de proteção da criança e adolescente

Francisca Ciza propõe criação de Centro de Especialidades Pediátricas e fortalecimento da rede de proteção da criança e adolescente
maio 31 05:07 2018

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), a vereadora Francisca Ciza (DEM) sugeriu que o gestor municipal crie o Centro de Especialidades Pediátricas no âmbito do SUS e fortaleça a rede de proteção da criança e adolescente.

A primeira proposição foi apresentada através da Indicação nº 178/2018, na qual a parlamentar reclama que o município de Parauapebas não dispõe de especialistas nas diversas áreas ligadas à pediatria, tanto na rede pública quanto na privada, que se fazem necessárias para melhor o atendimento e prestação de serviço de qualidade a esta importante parcela da população, que são as crianças e os adolescentes.

De acordo com Francisca Ciza, a falta dessas patologias compromete o crescimento e desenvolvimento das crianças e os adolescentes, bem como gera alto custo com o tratamento fora de domicílio (TFD), demora diagnóstica que gera maior comprometimento do organismo, provocando sequelas graves por tratamentos malconduzidos, além de alto estresse, dúvidas e angústias da família.

A vereadora almeja que o município tem a chance de disponibilizar entre as especialidades diversas, atendimento ambulatorial em alergia, imunologia, pneumologia, neurologia, gastrologia, cirurgia, entre outras.

Com tal implantação, teremos redução de custos com diversos serviços que a Secretaria Municipal de Saúde já possui instituído, como Programa de Leites Especiais, TFD e, principalmente, daremos atendimento digno e em tempo hábil às nossas crianças”, enfatiza Francisca Ciza.

Rede de proteção

Já na Indicação nº 179/2018, a vereadora solicita que o Poder Executivo determine a Procuradoria Geral do Município, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar e Divisão de Agentes de Proteção da Infância e Juventude da Comarca de Parauapebas, que providencie a instrumentalização formal e fortalecimento da rede de proteção da criança e adolescente de Parauapebas.

Francisca Ciza justifica na indicação que a causa da criança e do adolescente é de suma importância, com apoio de abnegados colaboradores, os quais devem ter algum reconhecimento institucional e formal em âmbito municipal, concretizando com a formalização e fortalecimento de um sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente no município de Parauapebas.

A formalização da rede municipal de atendimento à criança e adolescente reconhece esses jovens como prioridade absoluta quanto ao acesso aos direitos sociais e políticas púbicas expressos no artigo 8° da Lei Orgânica do Município”, finaliza a vereadora.

As duas indicações foram aprovadas por unanimidade pelos demais vereadores presentes em plenário, e agora seguem para serem apreciadas pelo prefeito municipal.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Foto: Anderson Souza / Ascomleg

  Categories: