Governo prossegue diálogo com prefeitos e anuncia conclusão de obras em Rio Maria

Governo prossegue diálogo com prefeitos e anuncia conclusão de obras em Rio Maria
abril 05 13:10 2019

Dentro da agenda de trabalho “Governo por Todo o Pará”, o governador Helder Barbalho e a equipe de secretários de Estado prosseguiram, nesta quinta-feira (4), com os atendimentos individualizados aos prefeitos das regiões sul e sudeste do Pará, no Carajás Centro de Convenções, em Marabá. A cidade é a sede do programa que leva a administração estadual às diferentes regiões do território paraense até esta sexta-feira (5). Neste segundo dia de encontro, os gestores municipais manifestaram otimismo e certeza de dias melhores para a população do Estado.

O prefeito de Rio Maria, Francisco Paulo Barros Dias (Paulinho), foi atendido à tarde e apresentou ao governador demandas relacionadas, principalmente, à retomada de obras paralisadas na cidade, como a reforma da Escola Estadual Catete Pinheiro e a conclusão das obras do quartel da Polícia Militar, do terminal rodoviário e do hospital municipal.

Helder Barbalho autorizou imediatamente o reinício dessas obras, deixadas inacabadas pela gestão anterior. “O Governo do Estado havia firmado uma série de convênios com a cidade, que não cumpriu. Acabou se criando, então, uma grande expectativa, sem que isso se tornasse realidade. A minha responsabilidade com o Estado e com o município é justamente colocar em dia aquilo que não foi terminado, para, a partir daí, avançar com novas agendas”, garantiu o chefe do Executivo estadual.

Capacidade de administrar – As medidas agradaram aos representantes do município – prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores. “Quero aproveitar essa oportunidade para parabenizar o governador Helder Barbalho, que, embora jovem, mostra a sua maturidade e a capacidade de administrar. Contribuir com as regiões e ouvir os prefeitos são ações brilhantes, que certamente vão ajudar a resolver os problemas das comunidades que mais precisam”, avaliou o prefeito de Rio Maria.

O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, também disse ter ficado bastante satisfeito com o atendimento recebido. O município, que tem na mineração sua principal atividade econômica, busca apoio para voltar a desenvolver também a agricultura. “Sabemos o quanto o Pará é grande, e que as demandas são imensas. Temos a clareza de que o governo não vai fazer milagre nem resolver tudo de uma vez, mas está ouvindo, fazendo parcerias com a sociedade e associações. Eu vejo tudo com muito otimismo, e parabenizo o nosso governador, que realmente está mostrando a que veio”, destacou.

A presença do Governo do Estado nas regiões sul e sudeste vai atrair ainda mais investimentos para as duas regiões, afirmou o gestor do município de São Geraldo de Araguaia, Edilson Carvalho. Ele ressaltou a importância do anúncio de retomada de obras nas áreas de infraestrutura, educação e saúde no município. “Além disso, o governador se disponibilizou a ajudar com recursos o nosso veraneio, que é muito forte na região, atraindo turistas do nosso Estado e do Tocantins”, acrescentou.

Resposta imediata – Helder Barbalho também atendeu representantes de organizações da sociedade civil, como da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), representado pela coordenadora, Viviane Oliveira, que expôs demandas importantes para o setor, como regularização fundiária e ações para evitar novos conflitos pela posse da terra na região.

Como resposta, o Governo do Estado se comprometeu a criar um Grupo de Trabalho para tratar caso a caso. “Nós tivemos, historicamente, governos omissos em relação ao interior do Estado. Antes, até os grandes tinham dificuldade de acesso. Hoje, mesmo os pequenos, como nós, estão conseguindo conversar com o governador. Isso é muito bom”, enfatizou Viviane Oliveira.

Entre os municípios atendidos nesta segunda rodada de conversas estão Tucumã, Dom Eliseu, Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte, Xinguara, Rio Maria, Sapucaia, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Rondon do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Abel Figueiredo, Jacundá, Itupiranga, Nova Ipixuna, São Geraldo do Araguaia, Piçarra, Brejo Grande do Araguaia, Palestina do Pará, São Domingos do Araguaia e São João do Araguaia.

Por Elck Oliveira

  Categories: