Horário de verão começa em novembro para não atrapalhar as eleições

Horário de verão começa em novembro para não atrapalhar as eleições
setembro 26 17:01 2018

O horário de verão deste ano vai começar no dia 4 de novembro, um fim semana após o segundo turno das eleições, marcado para o dia 28 de outubro. Com a mudança de período, terminaria no dia 17 de fevereiro de 2019.

Com isso, em novembro, os moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país terão que adiantar os relógios em uma hora, esse ajuste vale também para os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

Normalmente, esse período começava no fim de outubro, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu ao presidente Temer, que o horário de verão de 2018, tivesse início somente após o final das eleições.

O intuito do pedido foi para evitar atrasos na apurações dos votos e na divulgação dos resultados do pleito. Um exemplo seria o Estado do Acre, onde as urnas seriam fechadas três horas depois da contagem de votos já ter sito iniciadas nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.

Sem a mudança, o resultado das eleições só começariam a ser divulgados após as 20h de Brasília.

  Categories: