INFORME PUBLICITÁRIO: CARATECAS DE PARAUAPEBAS DISPUTAM EM SP CAMPEONATO BRASILEIRO

INFORME PUBLICITÁRIO: CARATECAS DE PARAUAPEBAS DISPUTAM EM SP CAMPEONATO BRASILEIRO
novembro 18 16:33 2017

Até o final da manhã desta sexta-feira, 17, atletas já haviam conquistado seis medalhas

Cento e quinze caratecas de Parauapebas participam em São Paulo do Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, que começou na quarta-feira, 15, e terminará amanhã, 17. Para a viagem, eles contaram com o apoio da prefeitura, por meio das secretarias de Esporte e Lazer (Semel) e de Assistência Social (Semas).

Até o final da manhã de hoje, 17, os atletas parauapebenses já haviam conquistado seis medalhas: uma de ouro, duas de prata e três de bronze, na modalidade kata. Amanhã, 18, eles voltarão à disputa na modalidade kumite, representando o Pará diante de 23 estados brasileiros participantes da competição, numa reunião de mais de cinco mil caratecas.

O desempenho dos atletas tornou Parauapebas referência nacional no karatê. No campeonato Norte/Nordeste realizado 2017, em Salvador (BA), os atletas do município obtiveram o terceiro lugar, sendo a única equipe representando o Pará.

Segundo o presidente da Federação de Karatê do Estado do Pará, Francisco Eloecio, apenas em Parauapebas são aproximadamente 2,8 mil atletas que passaram por rígidas seleções para o campeonato em São Paulo, chegando ao número de 115 que obtiveram destaque.

Além de alunos que também são atendidos pelo Projeto Pipa, a Prefeitura de Parauapebas apoia o grupo de atletas por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

De cunho principalmente social, as associações de karatê do município, em parceria com a prefeitura, garantem que os alunos sejam quase todos acolhidos de projetos sociais.

“O que nos alegra é saber que Parauapebas está dando oportunidade às crianças que mais precisam, pois são aquelas que estão mais vulneráveis e moram em bairros mais afastados. A prefeitura tem visto que o karatê realmente funciona como um complemento da educação, pois com o incentivo do governo municipal, Parauapebas tornou-se a cidade onde se tem mais praticantes de karatê por habitante no Brasil”, orgulha-se Francisco Eloecio.

Um bom exemplo é Wellington Fernandes, 14 anos, um dos alunos que embarcaram para a competição. Ele conta que começou a praticar o esporte por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Betânia, onde reside.

O pequeno atleta sonha em se profissionalizar. “Fui levado ao Cras por minha mãe que acreditava que eu precisava praticar algum tipo de esporte. E foi lá que entrei para o karatê e não parei mais; quero ser profissional também”, diz Wellington.

ENCONTRO PRÉVIO

Antes de os atletas viajarem para São Paulo, eles forem recebidos na prefeitura. Para eles, o secretário de Assistência Social, Jorge Guerreiro, deixou um recado: “Saiam daqui com o espírito vencedor. Não importa o que aconteça lá e não tenham dúvida do apoio que garantimos a vocês”.

O secretário de Esporte e Lazer, Laoreci Diniz, também aconselhou: “Aproveitem estes dias, aproveitem esta competição, não só por Parauapebas, mas pelo aprendizado de vocês, pois o esforço de todos nós para que vocês possam participar da competição faz parte do crescimento de todos, e isto é mais o importante”.

Ineuda de Sousa, mãe de um carateca de 6 anos de idade, diz estar satisfeita com o apoio dado ao esporte. “A vida do meu filho é este esporte. Ele está aprendendo a conviver com outras pessoas, por isso pra mim é uma satisfação muito grande ver como o meu filho e os seus colegas estão sendo amparados, pois muitas crianças que poderiam estar convivendo com a violência estão aqui hoje vencendo desde já”, observou.

CAMPEONATO EM PARAUAPEBAS

O vereador Rafael Ribeiro (PMDB), presente no encontro com os atletas, informou que apresentará uma emenda na Câmara Municipal para que o Campeonato Norte/Nordeste de Karatê de 2018 seja realizado em Parauapebas. “Não estamos formando apenas campeões de karatê, mas também campeões de vida”, frisou o parlamentar.

Os caratecas que vencerem o campeonato brasileiro disputarão o campeonato mundial que será realizado em abril de 2018, na Escócia.

Texto: Jéssica Diniz

Fotos: Piedade Ferreira e Djarly Mendes

  Categories: