INFORME PUBLICITÁRIO : PREFEITURA DE PARAUAPEBAS EM ESTADO DE ALERTA TOTAL

INFORME PUBLICITÁRIO : PREFEITURA DE PARAUAPEBAS EM ESTADO DE ALERTA TOTAL
fevereiro 12 18:04 2018

Prefeito Darci Lermen decreta situação de emergência no município

e anuncia entrega de dois mil lotes urbanizados

“Percebi uma movimentação diferente na rua, e quando abri a porta a água estava quase entrando em casa. Chamei minha esposa e começamos a correr para salvar o que podíamos”. Este é o relato de Antônio Nilson, morador do bairro Liberdade 2, que assim como outras centenas de famílias tiveram as casas inundadas pela enchente dos últimos dias. Desde 2009, o rio não enchia tanto.

As águas atingem uma área de 17 quilômetros dentro da cidade. A Defesa Civil estima que cerca de dez mil pessoas que vivem ao longo da encosta do rio Parauapebas foram afetadas direta ou indiretamente. Na manhã deste domingo, 11, até às 9h, a medição identificou uma baixa de 0,36 milímetros, com o nível do rio em 12,69m acima do considerado normal.

Desde segunda-feira, 05, a Defesa Civil atendeu duas mil famílias diretamente. A maioria preferiu ser remanejada para casa de amigos e parentes. “Se não fosse esse apoio, muitas pessoas passariam por aperreio mesmo, né?!”, disse Edson Ferreira, morador do Liberdade 2, ao reconhecer o trabalho da Defesa Civil.

O clima ainda é de alerta total, pois há previsão de 80% de probabilidade de chuva para os próximos dias. A Defesa Civil de Parauapebas está monitorando quase 20 pontos considerados de risco nas zonas urbana e rural.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Na tarde de sábado, 10, o prefeito Darci Lermen decretou situação de emergência no município diante das consequências da enchente, que deixou centenas de famílias desabrigadas ou desalojadas.

O decreto permite que o município utilize os recursos necessários para atender as famílias e oferecer estrutura adequada às equipes da Defesa Civil. Como é preciso celeridade na liberação de recursos diante de um desastre de origem natural é dispensada a realização de licitação de contratos para a aquisição de bens necessários, como prevê o inciso IV do artigo 24 da Lei nº/93, sem prejuízos à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

DESAPROPRIAÇÃO E ENTREGA DE LOTES

Ainda de acordo com o decreto, o município pode dar início aos processos de desapropriação de propriedades particulares comprovadamente localizadas nas áreas de risco. Neste caso, dentro das possibilidades essas propriedades serão trocadas por outras situadas em áreas seguras para a população.

Em visita ao abrigo público no sábado, o prefeito Darci Lermen anunciou a entrega de lotes urbanizados no mês de maio, quando Parauapebas completará 30 anos.

“Vamos doar mais de dois mil lotes urbanizados para aquelas pessoas que realmente precisam, para as pessoas que moram em áreas de risco. E também destinar uma grande quantidade para aquelas que estão há anos na lista de espera do cadastro da Secretaria de Habitação. Nós queremos resolver essa situação de forma definitiva. Não queremos que essas pessoas continuem vivendo nas áreas de risco, sujeitas a perder tudo ou grande parte daquilo que adquiriram ao longo da vida”, ponderou o prefeito.

CAMPANHA SOLIDÁRIA

Uma verdadeira onda da solidariedade está tomando conta de Parauapebas nos últimos dias. Roupas, alimentos, material de limpeza pessoal, brinquedos, entre outros, chegam a todo instante na sede da Defesa Civil.

Associações, ONGs e sociedade civil contribuem com o que podem para ajudar as famílias que perderam muitos de seus pertences, num verdadeiro mutirão de solidariedade. Algumas famílias não conseguiram salvar nada, deixando sua casa pra traz apenas com roupas do corpo.

A Defesa Civil está identificando e cadastrando as famílias que estão desabrigadas, mas que não foram para o abrigo público, com o objetivo de entregar os donativos.

SERVIÇO: As doações podem ser entregues na sede da Defesa Civil, localizada na rua C, 500 – bairro Cidade Nova. Contatos: 199 / 3356-2597 e 99290-5969 (whatsApp).

 

Texto: Anne Costa
Fotos: Gilberlan Atrox – Bruno Cecim – Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

  Categories: