Ministro da Defesa diz que ‘Segurança Pública está falida’ no Brasil.

Ministro da Defesa diz que ‘Segurança Pública está falida’ no Brasil.
fevereiro 01 18:40 2018

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que o sistema de segurança pública do país “está falido”. A declaração foi feita na quarta-feira (31), durante um evento da Polícia Militar do Rio de Janeiro, no qual o ministro enumerou diversos problemas envolvendo a área da Segurança no Brasil.

Segundo Jungmann, com a Constituição de 88, cerca de 80% da responsabilidade com segurança pública deixou de ser do Governo Federal, passando para os Estados. Ele avaliou ainda a falta de recursos financeiros para a segurança, sucateando a área, ao ponto em que facções criminosas conseguem comandar o crime organizado mesmo de dentro de presídios.

Leia também: Pará tem 380 mortes só nos primeiros 28 dias do ano

“Há, sim, a influência da crise neste processo, da falta de recursos para serem canalizados para a segurança pública. E, também, porque não temos um fluxo estável de recursos orçamentários e financeiros para a área de segurança. O País passa por uma das maiores crises dos últimos 50 anos em termos econômicos e fiscais e a segurança pública mergulha com o País nesta crise”, afirmou o ministro.

Outro ponto prejudicial que ele ressaltou foi a crise do sistema penitenciário, com superlotações em diversos presídios, com detentos sendo mantidos em celas sem condições, sendo quase 40% da população carcerária formada por presos provisórios.

O ministro ainda aproveitou o evento para defender a ideia da criação de uma lei de responsabilidade de segurança pública no país, com troca de informações, recursos e funções entre as esferas federal, estadual e municipal.

(Com informações do R7)

  Categories: