Missa do Mandato abre o Círio 2018

Missa do Mandato abre o Círio 2018
agosto 28 11:38 2018

A temporada de peregrinações do Círio de Nossa Senhora de Nazaré deste ano começa a partir de hoje. Na noite de ontem, a Arquidiocese celebrou, na Basílica de Santuário de Nazaré, a Missa do Mandato, que abre oficialmente a programação do Círio 2018. A diretoria da festa e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) estimam que durante as peregrinações, as imagens de Nossa Senhora visitem cerca de 110 mil lares paraenses, alcançando, aproximadamente, 1,7 milhão de fiéis.

As peregrinações são um dos momentos mais importantes da festa nazarena, pois é o período em que as lideranças religiosas saem de casa em casa, evangelizando. “Não há Círio sem evangelização. É um trabalho pastoral em que a catolicidade deve ser aprofundada”, disse o bispo auxiliar, Dom Antônio de Assis.

Em seu sermão, Dom Antônio enfatizou a necessidade de aproveitar as peregrinações para evangelizar os jovens. Crítico à falta de políticas públicas que deem conta de tirar os jovens da criminalidade, o religioso disse que a igreja não pode ficar indiferente à situação dramática em que vive a juventude brasileira. “Os jovens estão ameaçados, sendo exterminados, matando e morrendo. Não podemos ignorar. Onde há evangelização há paz”, destacou o bispo. Ele também criticou o Círio pagão promovido por pessoas “sem fé e distantes de Deus”.

DEVOÇÃO
Durante a celebração, os fiéis levaram centenas de réplicas da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para serem abençoadas. A servidora pública Júlia Rodrigues, 56, foi uma das primeiras a receber a bênção. Há mais de dez anos ela mantém a tradição iniciada pela mãe de organizar orações no período do Círio nas ruas da Cidade Velha. Este ano 32 casas já estão agendadas para a realização das novenas. “A gente faz com fé e esperança, para tocar o coração das pessoas e levar a mensagem de Nossa Senhora”, reforça a católica.

KIT
Além da imagem, o Kit de evangelização inclui o livro de peregrinações e cartazes do Círio. As paróquias podem comprar o material na loja do Lírio Mimoso, localizada no Centro Social de Nazaré.

  Categories: