Período médio de estudo no Brasil é de apenas sete anos

Período médio de estudo no Brasil é de apenas sete anos
fevereiro 22 14:23 2018

É consenso de que a educação colabora para o desenvolvimento social e econômico de nações e populações. É consenso também que o Brasil ainda precisa avançar muito para alcançar melhores resultados e grandes conquistas na educação.

Uma simples comparação com países que são potências mundiais mostra um panorama preocupante no Brasil. Alemanha e Estados Unidos, por exemplo, têm média de anos de estudo de 13 ou 14 anos, no Brasil esse número é pouco maior que 7. Os dados são da Cuponation.

  • Acesse aqui os dados

Indo além, países emergentes como África do Sul ou Chile apresentam números por volta de 10, ou seja, por volta de 50% maior que a média nacional. Na China, as pessoas estudam por volta de 12 anos. Por outro lado, o percentual de crianças e adolescentes fora da escola no Brasil (8%) é relativamente baixo e próximo ao de países em desenvolvimento.

Além disso, o país está à frente da maioria dos demais com relação ao acesso de meninas à escola. É de se esperar portanto que, com o tempo, nos aproximemos desses países no que se refere à quantidade de anos que um indivíduo estuda e que isso traga melhoras na produtividade desde que acompanhe também uma melhora da qualidade desses anos.

                                                                          Infográfico: Cuponation

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no final de janeiro os dados do censo escolar 2017, que aponta a taxa de mais de 19% de reprovação e abandono da escola no 6º ano do ensino fundamental, disparando para 28% no 1º ano do ensino médio. A falta de estrutura também reflete na diminuição de matrículas de estudantes entre 6 e 14 anos: redução de pelo menos 1,8 milhão.

Vale lembrar que as fontes desses dados são, principalmente, censos dos países ou pesquisas em domicílio. É natural, dessa forma, que possa haver diferenças metodológicas entre as pesquisas. Os dados acima mencionados foram coletados até 2015.

(Com informações da Cuponation)

  Categories: