Pesquisa Ibope: Helder cresce mais 4% e lidera disputa para o governo do Pará

Pesquisa Ibope: Helder cresce mais 4% e lidera disputa para o governo do Pará
setembro 18 10:38 2018

Foram divulgados nesta segunda-feira (17) os resultados da Pesquisa Ibope sobre as eleições para o governo do Pará. O candidato Helder Barbalho (MDB) aparece à frente, com 47% das intenções de voto do eleitor paraense. Em seguida aparecem Márcio Miranda (DEM), com 15%, e o petista Paulo Rocha com 13%. Cléber Rabelo (PSTU) e Fernando Carneiro (PSOL) surgem com 2%.

A pesquisa é a segunda encomendada por uma emissora de televisão do estado. Os dois primeiros colocados nas pesquisas apresentaram crescimento de 4% em comparação com a pesquisa anterior. No levantamento feito em agosto, Helder Barbalho liderava com 43% e Márcio Miranda 11%.

A explicação para o aumento da percentagem dos candidatos é a diminuição do número de indecisos a medida em que as eleições se aproximam. Na primeira pesquisa 17% dos paraenses entrevistados disseram votar branco ou nulo e 10% se disseram indecisos ou não responderam, enquanto que na pesquisa divulgada hoje 13% responderam brancos e nulos e 8% de indecisos.

Os números da pesquisa Ibope apresentam uma margem de erro de 3% percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 812 eleitores de todas as regiões do Pará com 16 anos ou mais. A pesquisa, com o registro PA-05447/2018 no TRE e BR-08454/2018 no TSE, foi feita entre 13 e 16 de setembro.

Espontânea

Quando o eleitor foi perguntado em quem pretendia votar sem que as opções fossem listadas, o resultado foi: Helder Barbalho 27%, Márcio Miranda 6%, Paulo Rocha 3%, Cléber Rabelo e Fernando Carneiro 0%, enquanto que 13% de Brancos/nulos e 48% de indecisos ou pessoas que não responderam.

  Categories: