Canaã dos Carajás têm mais eleitores que habitantes

Canaã dos Carajás têm mais eleitores que habitantes
junho 14 12:45 2018

Com a proximidade das eleições, um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica a quantidade de eleitores da região Norte e as cidades que possuem mais eleitores que habitantes. Segundo a entidade, em 11 municípios há mais eleitores que habitantes. Delas, cinco estão no Tocantins e quatro no Pará. A maior disparidade ocorre em Canaã dos Carajás, sudeste paraense, com 3.857 eleitores a mais que habitantes, seguida de Pau D’Arco, na mesma região, com diferença de 1.737. O Estado com maior número de eleitores é o Pará: 5,4 milhões, o que corresponde a 47,58% do total.

De acordo com a pesquisa, ao considerar as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a região contabiliza 11,4 milhões de eleitores aptos a votar no Norte em 2018. Se comparado com a estimativa populacional mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 17,9 milhões de habitantes na região em 2017, os eleitores representam 63,6% da população. No geral, o atual eleitoral brasileiro atua contabiliza 146,1 milhões de votantes em 5.568 cidades.

Entre as 231 cidades com mais eleitores que habitantes, 75 são de Minas Gerais, o líder. “Se por um lado isso pode ser explicado pela mobilidade das pessoas que mudam o domicílio eleitoral para suas cidades de origem ou litorâneas, podemos também alertar para uma reclamação constante dos gestores municipais – a de que as suas respectivas populações estão subestimadas pelo IBGE”, disse o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

  Categories: