Ranking aponta escola paraense como a 3ª melhor do Brasil no Enem

dezembro 05 16:36 2017

O Sistema de Ensino Equipe (SEE) alcançou o terceiro lugar entre as 10 escolas brasileiras com os melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2016, levando em conta as provas objetivas e Redação. É a primeira vez na história que uma escola do Norte do país obtém essa classificação.

No ranking estadual, o SEE Integrado é o 1º, ficando as unidades da Gentil e de Ananindeua no 2º e 9º lugar, respectivamente. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Divulgação

A pontuação do Sistema Equipe foi de 754,19, ficando atrás apenas do Farias Brito Colégio de Aplicação (768,15) do Ceará (1º lugar); e do Objetivo Colégio Integrado (768,15), de São Paulo (2º lugar).

Este ano o INEP não elaborou um ranking, mas sim microdados com a performance de cada escola que analisou individualmente seus números. Os dados podem ser consultados no link http://download.inep.gov.br/microdados/microdados_enem2016.zip A avaliação do MEC é feita por unidades inscritas por cada estabelecimento de ensino e, entre as 4 unidades inscritas do SEE, a Unidade Integrada da Gentil Bitencourt, que concorreu com 44 alunos, foi a que obteve a terceira melhor performance do país, incluindo a prova de Redação. Todos os sistemas de ensino do Brasil procedem dessa forma, inscrevendo alunos por unidade.

O Farias Brito Colégio de Aplicação, por exemplo, concorreu com 34 alunos; e o Objetivo Colégio Integrado com 34 alunos. Entre os 10 primeiros do ranking, 7 são sistemas de ensino. Jean Rendeiro, diretor de Relacionamento do sistema, lembra que o SEE há cinco anos consecutivos, desde 2011, está no primeiro lugar entre as instituições de ensino do Pará de acordo com o ranking do MEC.

“Isso mostra que estamos no caminho certo, fazendo um trabalho de equipe, arrojado e antenado com os sistemas de avaliação do Brasil, com uma equipe de professores e coordenadores dedicada a esse trabalho”. Um dos diferenciais do Equipe, pondera Jean, é a manutenção de um corpo docente qualificado e dedicado única e exclusivamente à instituição, sem dividir o trabalho com qualquer outro estabelecimento de ensino.

“Esse compromisso e dedicação acabam se refletindo nos resultados dos nossos alunos, que se sentem mais seguros e tranquilos para os processos seletivos”. Ele ressalta ainda que esse resultado aumenta ainda mais a responsabilidade. “O foco será mantido para que em 207 alcancemos uma posição ainda melhor”. O Colégio Equipe foi fundando em 2008 e hoje, nove anos depois, já como Sistema de Ensino, possui três unidades em Belém, uma em Ananindeua e outra no município de Canaã dos Carajás onde chegou em 2016. Atualmente cerca de 3.700 alunos estudam nas unidades do SEE.

  Categories: