RODA DE CONVERSA SOBRE DOENÇAS RENAIS MARCA ABERTURA DO 28º ENCONTRO DA MULHER DE PARAUAPEBAS

RODA DE CONVERSA SOBRE DOENÇAS RENAIS MARCA ABERTURA DO 28º ENCONTRO DA MULHER DE PARAUAPEBAS
março 15 10:53 2018

O foco da iniciativa foi conscientizar as cidadãs sobre a importância de prevenir e combater doenças que afetam os rins

A campanha do Dia Mundial do Rim esteve presente também na abertura oficial do 28º Encontro da Mulher de Parauapebas, na última quinta-feira, 8, com roda de conversa sobre doenças renais.

A parceria entre a Secretaria de Saúde (Semsa) e Secretaria da Mulher (Semmu) garantiu às mulheres conhecimento sobre os principais cuidados para evitar doenças renais crônicas, além de alertar sobre as consequências que doenças relacionadas aos rins podem provocar no organismo.

Para a médica nefrologista, Verônica Costa, hoje, a roda de conversa permitiu a comemoração de duas datas de extrema importância para as mulheres do mundo todo, o Dia Internacional da Mulher e o Dia Mundial do Rim, cujo tema é “Saúde da Mulher: Cuide dos Seus Rins”. “Em alusão as datas que coincidiram esse ano, realizamos uma roda de conversa entra as mulheres, pois estamos unidas e lutando pela mesma causa”, destacou a especialista da rede pública de saúde.

Para a agente comunitária de saúde, Wemyla Santos Souza, que participou da roda de conversa, a iniciativa foi bastante proveitosa: “Uma vez que foi possível obter conhecimento e sanar minhas dúvidas a acerca das doenças renais crônicas, tenho condições de ter o cuidado necessário”, comentou.

Atualmente o Hospital Geral de Parauapebas (HGP) recebe 54 pacientes renais crônicos, que são atendidos no núcleo de hemodiálise. O tratamento contínuo é considerado doloroso, por isso é tão importante levar em consideração medidas preventivas.

A ação foi promovida pela rede de atenção à pessoa com doenças crônicas e faz parte da programação da campanha que irá se estender até o dia 23 deste mês.

Texto: Janaina Ravanelli/Semsa
Fotos: Luciano Silva/Semsa
Assessoria de Comunicação – Ascom | SEMSA | PMP

  Categories: