Semmu realiza ação dos 16 Dias de Ativismo no CDC

Semmu realiza ação dos 16 Dias de Ativismo no CDC
novembro 27 03:26 2017

Em mais uma ação da programação dos “16 Dias de Ativismo”, a Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) realizou nesta quarta-feira, 22, no Centro Cultural de Desenvolvimento (CDC), uma roda de conversa sobre o combate à violência contra as mulheres. O tema da campanha deste ano é “Empodera, Mulher Negra. Empodera!”, a escolha partiu do Governo do Estado e foi repassada à todos os municípios paraenses.

De acordo com Maria Trindade Tavares, coordenadora Estadual de Integração de Políticas para Mulheres, a escolha do tema foi uma consequência do que o último Atlas da Violência apresentou. De acordo com o estudo, 65,3% das vítimas de feminicídio eram mulheres negras.

“Se faz necessário evidenciar para toda a sociedade paraense que a combinação do preconceito de gênero e de raça é perversa e potencializador de crimes contra as mulheres, em especial mulheres negra. Para que isso tenha um fim é preciso uma grande ação coletiva que envolva ONGs, poder público, mulheres e homens”, destacou.

Maria Trindade Tavares aproveitou a oportunidade para elogiar a estrutura da Semmu em Parauapebas. “Parauapebas está de parabéns. Posso garantir que aqui tem uma das melhores redes de atendimento do Brasil. Essa rede é sem precedentes e será reforçada em breve coma a instalação do Propaz Mulher Integrado e deverá atuar de forma educativa, preventiva e punitiva dessa violência”, completou.

Para a secretária da Mulher, Angela Pereira, “as mulheres devem que se conscientizar que existem leis que as amparam e elas precisam entender o papel delas em todas as áreas”. “Foi com esse intuito que acabar com essa violência que estamos convidando mulheres e homens a participarem das ações que a Semmu organizou e estará realizando até dia 9 de dezembro”, explica.

Apresentações de música, dança e capoeira também fizeram parte do evento que ocorreu no CDC. A programação continua com palestras, seminários, oficinas e campanhas até o próximo mês.

Texto: Anderson George

Fotos: Piedade Ferreira

  Categories: