Semsa promove hoje Dia D, para homens hipertensos

Semsa promove hoje Dia D, para homens hipertensos
setembro 28 16:22 2017

SERVIDORES SÃO TREINADOS PARA CUIDADOS COM O CORAÇÃO

 Na noite desta quinta-feira, 28, a Semsa vai realizar o Dia D nas UBS, para homens hipertensos

 Na Semana do Coração, educadores físicos, coordenadores e diretores de escola da rede municipal de ensino aprenderam um pouco mais sobre como cuidar do coração e o que fazer em casos de emergência. O aprendizado veio com a Capacitação sobre Cuidados com o Coração e Reanimação Cardíaca, realizada na quarta-feira, 27, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

Ministrado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Parauapebas (Samu), o treinamento faz parte da Semana Municipal do Coração realizada pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Rede de Atenção à Pessoa com Doença Crônica (DCNT).

Para a enfermeira e coordenadora da DCNT, Silvana Manito, a doença do coração na maioria das vezes é assintomática. “O ideal seria que a pessoa procurasse uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e verificar regularmente a pressão arterial ou que vá pelo menos uma vez ao ano ao médico, para fazer um exame completo. No caso do infarto, são poucas as pessoas que conseguem identificá-lo. Mas uma vez identificado, chame imediatamente o Samu pelo 192”, orientou Silvana Manito.

Em palestra, o enfermeiro e coordenador do Samu, Manoel Ilson Carvalho, abordou vários tópicos, como acionar o Serviço de Atendimento, a importância do órgão para a população, cuidados gerais sobre parada cardiorrespiratória, uso correto do desfibrilador, primeiros socorros e procedimentos. “Estamos aqui para repassar conhecimentos básicos e orientar as pessoas sobre Cuidados com o Coração e Reanimação Cardíaca, uma vez que devemos orientar e conscientizar a população sobre os riscos de doenças cardiovasculares para a população”, explicou.

O coordenador pedagógico de Educação Física da Semed, Igor Francisco Lima de Ceira, que participou da capacitação, achou muito interessante e dinâmico o treinamento. “O assunto abordado é de extrema importância pra todos nós, uma vez que qualquer pessoa pode vir a ter problemas cardiovasculares”, declarou ele.

 

DIA D PARA HOMENS

 

Nesta quinta-feira, 28, a Semsa vai realizar o “Dia D” para os homens hipertensos nas unidades de saúde de Altamira, Casas Populares, Liberdade I e Cidade Nova. Para quem for às UBS, os profissionais de saúde irão prestar orientações e fazer testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis.

Amanhã, a Semana do Coração será encerrada nas UBS com orientações para os usuários do serviço de saúde.

 

Texto: Janaina Ravanelli/Semsa

Fotos: Irisvelton Silva/Semsa

  Categories: