Turma do Açaí fará parte da exposição ‘Humor em Quadrinhos’

Turma do Açaí fará parte da exposição ‘Humor em Quadrinhos’
janeiro 25 15:54 2018

A Turma do Açaí fará parte da programação da Semana do Quadrinho Nacional, que será promovida pela Fundação Cultural do Pará (FCP) entre os dias 30 de janeiro e 02 de fevereiro. Além da exposição, o evento também contará com palestras, workshops, sessão de autógrafos e uma feira de quadrinhos. A programação é aberta ao público e tem entrada franca.

De acordo com o quadrinista Rosinaldo Pinheiro, a criação do grupo foi inspirada na cidade onde nasceu e passou a infância. Um dos exemplos é o personagem inspirado no seu avô, que se chama “Migué”. “Como sou de Igarapé-Miri, município conhecido por ser a ‘terra do açaí’, resolvi fazer uma homenagem ao lugar de onde vim. Então, a maioria dos personagens é inspirada em parentes e amigos. Alguns deles descendem de negros e mulatos e usam o linguajar típico das cidades do interior”, comenta.

O autor diz que se espelhou em alguns expoentes do cartunismo nacional para seguir nesse caminho, entre eles o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa. “Eu era apaixonado pelos quadrinhos infantis, como os da Disney e da Marvel, e também pelos nacionais. Isso me inspirou a querer atuar nesse meio. Comecei a desenhar ainda quando criança, mas eu comecei lendo gibis e vendo referências de quadrinistas”, afirma.

Mas os quadrinhos de Rosinaldo não tem como cenário apenas a sua terra natal. Eles narram a história do personagem principal e que dá nome à turma composta por personagens infantis inspirados na cultura do Pará. “As tirinhas giram em torno do Açaí, de um menino de oito anos, que vive em uma comunidade ribeirinha do outro lado da capital e mora em uma típica moradia ribeirinha. O universo dele é a Amazônia”, diz.

Rosinaldo Pinheiro é quadrinista, designer gráfico, animador e criador da Turma do Açaí. Além disso, já lançou dois curtas de animação: “A turma do Açaí no Círio” e “A Turma do Açaí: Fiasco é essencial”. Chegou a participar do Anima Mundi 2015 na Casa das Artes, do Rio de Janeiro, e foi premiado no Congresso Internacional Rio+20.

Serviço: Semana do Quadrinho Nacional. De 30 de janeiro a 02 de fevereiro, no Centur (Avenida Gentil Bitencourt, 650 – Nazaré).

(Colaboração: João Pedro Melo)

Por Andreza Gomes

  Categories: