Um revolucionário chamado FIDEL

novembro 28 14:41 2016

Um revolucionário vive pelo amor! Amor a sua ideologia, amor a sua causa. Guevara, tinha um papel importante na guerrilha. Era dotado de grande intelectualidade, era o coração e a mente de Fidel Castro, além de ser um exímio estrategista em campo de batalha. Mais Fidel e Che Guevara, tinham uma coisa em comum, a ideologia e o amor as suas causas!

Isso foi o fator predominante para o êxito da vitória de um grupo de camponeses que lutaram contra uma força poderosa e bem armada comandada pelo general Batista. Guevara e Fidel, estimulavam seus guerrilheiros com discursos inflamados e entravam em suas mentes. Nada pode derrotar um guerreiro que tem uma mente e um coração guiado pelo amor a sua causa, com isso derrotaram o exército de Batista e tomaram o poder. Guevara, o mestre das estratégias, tombou na batalha final, talvez tenha sido a maior perda do exército revolucionário de Fidel, perdeu seu idealista, o mentor intelectual e articulador. Perdeu um general, mais ganhou a guerra.

Fidel, ao longo de sua trajetória, teve qualidades que devem ser externadas:
_ Erradicação do analfabetismo,
_ A menor taxa de mortalidade infantil, da América latina.
_ Cuba é o lugar com o maior índice de médicos por área percapita do mundo.
_ Não há tráfico de drogas.
_É o país da América latina, com o maior investimento em esportes olímpicos, e com o maior número de medalhas olímpicas.
_ políticos corruptos são fuzilados.
Mais por outro lado o país se fechou para o mercado externo, acarretando o atraso tecnológico e prejudicando a sua economia.

Cuba vive grandes contrastes, tem a frota de carros mais antiga da América latina. Não há desigualdades de rendas , todos tem o suficiente para sobreviver , tem uma população altamente escolarizada, mais não tem emprego para todos. Se fechou para o mundo e para a globalização, foi o erro de Fidel. Mais demonstrou ao mundo que todos podem ter direito iguais, que com poucos recursos é possível universalizar o ensino superior e torná-lo direito de todos. Esse é o maior legado de Fidel, oportunizou a educação para todos em seu país.
VIVA FIDEL !
Prof. Francisco serrano

  Categories: