Universidades abrem mil vagas em todo o Estado

Universidades abrem mil vagas em todo o Estado
julho 15 11:29 2019

A Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizarão Processo Seletivo Especial (PROSEL) para cursos de Bacharelado em quinze municípios paraenses. Serão ofertadas 1 mil vagas distribuídas entre vinte turmas com cinquenta alunos, cada. As inscrições serão realizadas no site da Fadesp (www.portalfadesp.org.br) no período de 16 a 22 deste mês de julho. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão aceitos até o dia 17.

Conforme os editais de abertura, podem se inscrever os que possuem Ensino Médio completo ou equivalente. A UFPA terá 650 vagas para Administração (Bagre, Viseu, Augusto Corrêa e São João de Pirabas), Turismo (Portel e Tucuruí), Engenharia Civil (Goianésia), Serviço Social (Capanema, Curuçá, Gurupá e Mocajuba) e História (São João de Pirabas e Tucuruí).

A Unifesspa ofertará 100 vagas para Engenharia Civil (Redenção) e Direito (Mocajuba) e a Uepa, 250 vagas para Enfermagem (Capanema), Educação Física (Gurupá, Benevides e Melgaço) e Geografia (Salinópolis). Nos editais de abertura de cada Prosel, consta a tabela de cursos ofertados com a respectiva modalidade de ensino.

Os cursos de graduação serão realizados de forma intensiva. Alguns deles terão as disciplinas ministradas no regime intervalar (ofertadas, prioritariamente, nos meses de janeiro, fevereiro e parte de março e também nos meses de julho e parte de agosto) e outras no regular (ofertadas, prioritariamente, nos meses de março a junho e de agosto a dezembro).

BOLSISTAS

Do total de vagas, no mínimo 50% serão destinadas a pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular, desde que tenham sido bolsistas. Dessa porcentagem, metade será reservada aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, havendo, ainda, cota para autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e Pessoa com Deficiência (PcD).

O Prosel de cada uma das instituições tem uma página individual para inscrição, acesso ao edital e acompanhamento das atualizações. Todas elas estão disponíveis no site de concursos da FADESP, a organizadora dos seletivos que atendem ao programa estadual Forma Pará, idealizado para expandir a interiorização da graduação no Estado.

A abertura faz parte do programa Forma Pará, implantado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), que disponibiliza vagas em cursos superiores nas principais regiões do Estado. À Sectet cabe o pagamento dos professores, coordenadores e demais investimentos necessários para realização dos cursos.

“O Programa oferece oportunidade de formação superior, principalmente em cursos técnicos, além das licenciaturas, cumprindo uma das premissas do Governo Helder Barbalho, que é levar oportunidade de formação superior para todo o Estado”, enfatizou a secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes.

  Categories: