Vereadora Eliene Soares propõe implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Vereadora Eliene Soares propõe implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família
julho 03 18:11 2018

A implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família Modalidade I (Nasf 1) foi solicitada pela vereadora Eliene Soares (MDB) na sessão ordinária desta quinta-feira (28).

Por meio da Indicação nº 220/2018, a vereadora explicou que o Nasf está embasado na existência da Estratégia de Saúde da Família e na necessidade do apoio de uma equipe interdisciplinar na complementaridade da atenção integral à saúde da população.

 

O objetivo com a implantação do Núcleo é reduzir o número de encaminhamentos para especialidades, através da responsabilização da equipe de saúde pelo paciente, família, comunidade e todo contexto social que permeia o processo de saúde-doença.

 

Será atribuição do Nasf a construção de um diálogo por meio de articulação entre a rede de proteção com o Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, Equipe de Saúde Mental, Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Assim, haverá reforço na atenção básica, uma vez que a equipe do Nasf deverá ser composta por médico acupunturista, assistente social, profissional da educação física, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ginecologista, médico homeopata, nutricionista, médico pediatra, psicólogo, médico psiquiatra e terapeuta ocupacional.

 

O profissional do Nasf atenderá em conjunto com o profissional de saúde em consulta compartilhada, realizando atendimentos domiciliares quando a equipe de saúde verificar a necessidade, participar de discussões de casos, realizar atividades de educação permanente, ações de promoção de modos de vidas saudáveis, educação em saúde, apoiar as ações do Programa Saúde na Escola, participar de reuniões intersetoriais e de equipes de saúde, e participar de grupos de gestantes e de saúde mental.

 

Na proposta da vereadora Eliene Soares, as despesas para execução do Núcleo de Apoio à Saúde da Família deverão advir do repasse de verbas oriundas do Ministério da Saúde, de verbas da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) e por dotações orçamentárias próprias do município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 

Ante a necessidade do estabelecimento de políticas públicas que auxiliem os programas de saúde preexistentes, o parlamento aprovou a indicação apresentada pela vereadora Eliene Soares. A proposição será encaminhada à administração municipal para estudo de viabilidade de implementação.

 

Texto: Josiane Quintino | Revisão: Waldyr Silva | Foto: Anderson Souza (AscomLeg)

  Categories: