Zacarias solicita implantação de casa de apoio para pacientes que fazem tratamento em Barretos

Zacarias solicita implantação de casa de apoio para pacientes que fazem tratamento em Barretos
abril 12 12:47 2019

Justificando que pacientes que buscam tratamento de câncer na cidade paulista de Barretos permanecem por longo período longe de casa, o vereador Zacarias Marques (sem partido) sugeriu ao prefeito de Parauapebas que elabore estudo de viabilidade para implantação de uma casa para acolher pessoas que fazem tratamento via TFD (Tratamento Fora de Domicílio). A sugestão foi feita na sessão da última terça-feira (9), por meio da Indicação n° 80/2019.

O vereador explica na proposição que, de acordo com o que colheu junto ao Instituto Vencendo o Câncer (Ivecan), pelo menos 60 pessoas fazem tratamento de câncer em Barretos, localizada no interior do Estado de São Paulo, a cerca de dois mil quilômetros de Parauapebas, cuja distância exige a permanência dos pacientes por longos períodos naquela cidade.

“Os custos terminam por ser onerosos, obrigando muitas famílias até mesmo a se mudarem para aquelas proximidades”, lamenta Zacarias Marques, acrescentando que uma casa de apoio propiciará a permanência com mais conforto e menos preocupação aos que já padecem pela falta de saúde e na busca de vencer o tratamento da doença.

Zacarias Marques reconhece que em Parauapebas já há clínica especializada em tratamento de câncer, mas ainda não atende via convênio do SUS, motivo que os pacientes ainda necessitam buscar tratamento em outros centros médicos.

Segundo ainda o propositor, uma casa de apoio em Barretos atenderia as necessidades dos pacientes que não têm condições financeiras de pagar tratamento particular ou não possuem convênios via plano de saúde.

“Vale lembrar que vários municípios paraenses com potencial econômico inferior ao nosso, a exemplo de Redenção, já mantêm casas de apoio em Barretos, nas quais seus munícipes alojam durante o tratamento”, informa Zacarias Marques.

A Indicação n° 80/2019 foi aprovada pelos demais vereadores e agora seguirá para ser avaliada pelo gestor municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Anderson Souza / Ascomleg

  Categories: